O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira pela manhã em Santo André, no ABC paulista, que se os seus antecessores tivessem feito o que ele fez até agora em matéria de educação, o Brasil estaria entre as 3 ou 4 maiores economias do mundo.
Lula ainda anunciou a construção de 10 novas universidades federais até 2010...
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Blog destinado a debater os temas de Escola Espaço Político e Pedagógico III e IV das turmas da FEBF, em especial os que viajam com o Henrique
sábado, 29 de setembro de 2007
Países com melhores notas usam sistema de ciclos no ensino
Simone Iwasso escreve para "O Estado de SP"
Chamado de progressão continuada, modelo é criticado no Brasil sob o argumento de aprovar aluno que não aprende
Enquanto o modelo norte-americano em relação a políticas educacionais pode dar sinais para o Brasil, a observação do desempenho de outros países pode ajudar a desmistificar a progressão continuada leia mais
Chamado de progressão continuada, modelo é criticado no Brasil sob o argumento de aprovar aluno que não aprende
Enquanto o modelo norte-americano em relação a políticas educacionais pode dar sinais para o Brasil, a observação do desempenho de outros países pode ajudar a desmistificar a progressão continuada leia mais
terça-feira, 25 de setembro de 2007
... Só faltava essa!! - Rio cria prêmio de R$ 1.520 ao ano para bom aluno
Daniela Dariano
Alunos das antigas 6ª, 7ª e 8ª séries, equivalentes ao atual Terceiro Ciclo da rede municipal de educação, vão poder a partir de agora calcular seu desempenho escolar em dinheiro. Estudantes que tiverem notas máximas em todas as disciplinas durante os três últimos anos do Ensino Fundamental receberão R$ 1.520 por ano, R$ 4.560 ao final do ciclo, além de diploma de mérito. leia mais
Alunos das antigas 6ª, 7ª e 8ª séries, equivalentes ao atual Terceiro Ciclo da rede municipal de educação, vão poder a partir de agora calcular seu desempenho escolar em dinheiro. Estudantes que tiverem notas máximas em todas as disciplinas durante os três últimos anos do Ensino Fundamental receberão R$ 1.520 por ano, R$ 4.560 ao final do ciclo, além de diploma de mérito. leia mais
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
PARECER Nº: 04/2000
Em conseqüência, este Parecer trata, justamente, de vários aspectos normativos para a Educação Infantil, a serem considerados pelos sistemas educacionais, a partir da aprovação da LDB/96. Esta Lei, incorporando dispositivos da Constituição Federal de 1988, entende a Educação Infantil como etapa inicial da Educação Básica e, portanto, direito inalienável de cidadania e dever do Estado leia mais
PARECER Nº: CEB 002/99
Desta forma, entendemos que, o “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”, constitui-se em uma colaboração importante prestada pelo MEC aos Sistemas Brasileiros de Ensino, contribuindo para, e integrado-se com iniciativas análogas no interior dos mesmos.
Seu caráter não mandatório leia mais...
Seu caráter não mandatório leia mais...
PARECER Nº: CEB 022/98
A conquista da cidadania plena, da qual todos os brasileiros são titulares, supõe, portanto, entre outros aspectos, o acesso à Educação Básica, constituída pela Educação Infantil, Fundamental e Média.
A integração da Educação Infantil no âmbito da Educação Básica, como direito das crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, dever do estado e da sociedade civil, é fruto leia mais...
A integração da Educação Infantil no âmbito da Educação Básica, como direito das crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, dever do estado e da sociedade civil, é fruto leia mais...
Histórias da educação infantil brasileira
Moysés Kuhlmann Jr.
O marco dos 500 anos da chegada de Cabral às terras que vieram a constituir o Brasil proporciona uma oportunidade em que o país é posto em questão, sob os
mais diversos aspectos, nas tantas publicações e iniciativas realizadas em torno desta data, oficiais ou não. O presente é a marca preponderante nesses estudos do passado produzidos em torno dos centenários e das suas comemorações.
Neles, interpreta-se o Brasil atual a partir de um balanço dos mais variados temas do conjunto do universo produtivo e dos problemas enfrentados pela sociedade
contemporânea. Quer-se abranger toda a história, desde a origem, do país ou do tema em estudo, como a educação, composta por diferentes dimensões, entre as quais também é relevante a da educação infantil. leia mais...
O marco dos 500 anos da chegada de Cabral às terras que vieram a constituir o Brasil proporciona uma oportunidade em que o país é posto em questão, sob os
mais diversos aspectos, nas tantas publicações e iniciativas realizadas em torno desta data, oficiais ou não. O presente é a marca preponderante nesses estudos do passado produzidos em torno dos centenários e das suas comemorações.
Neles, interpreta-se o Brasil atual a partir de um balanço dos mais variados temas do conjunto do universo produtivo e dos problemas enfrentados pela sociedade
contemporânea. Quer-se abranger toda a história, desde a origem, do país ou do tema em estudo, como a educação, composta por diferentes dimensões, entre as quais também é relevante a da educação infantil. leia mais...
Repensando algumas questões sobre o trabalho infanto-juvenil
Alda Judith Alves-Mazzotti
Embora o trabalho infanto-juvenil1 não seja um fato novo, foi somente em meados da década de 1980 que os dados pertinentes à questão, disponíveis nos censos populacionais e nas Pesquisas por Amostra de Domicílios (PNAD), produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como
na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho, começaram a ser melhor explorados, permitindo realizar comparações entre diferentes
faixas etárias, extratos sociais e regiões do país (Cervini e Burger, 1991). A partir de então leia mais
Embora o trabalho infanto-juvenil1 não seja um fato novo, foi somente em meados da década de 1980 que os dados pertinentes à questão, disponíveis nos censos populacionais e nas Pesquisas por Amostra de Domicílios (PNAD), produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como
na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho, começaram a ser melhor explorados, permitindo realizar comparações entre diferentes
faixas etárias, extratos sociais e regiões do país (Cervini e Burger, 1991). A partir de então leia mais
Avaliação de programas, indicadores e projetos de Educação infantil.
Avaliação de programas, indicadores e projetos de Educação infantil.
Fúlvia Rosemberg
A educação infantil, um novo campo de prática social – que consiste em educar e cuidar de crianças de até 6 anos em instituições coletivas – apóia-se em três tipos
de fundamentos (Spodek, 1982): na intuição, em valores e no conhecimento científico.
A intuição vem informando uma série de decisões no campo da educação infantil, estejam elas situadas no plano micro (por exemplo, ações envolvendo educadoras
e crianças), ou no plano macro (por exemplo, delimitação de metas de cobertura). Este fundamento leia mais...
Fúlvia Rosemberg
A educação infantil, um novo campo de prática social – que consiste em educar e cuidar de crianças de até 6 anos em instituições coletivas – apóia-se em três tipos
de fundamentos (Spodek, 1982): na intuição, em valores e no conhecimento científico.
A intuição vem informando uma série de decisões no campo da educação infantil, estejam elas situadas no plano micro (por exemplo, ações envolvendo educadoras
e crianças), ou no plano macro (por exemplo, delimitação de metas de cobertura). Este fundamento leia mais...