Simone Iwasso escreve para "O Estado de SP"
Chamado de progressão continuada, modelo é criticado no Brasil sob o argumento de aprovar aluno que não aprende
Enquanto o modelo norte-americano em relação a políticas educacionais pode dar sinais para o Brasil, a observação do desempenho de outros países pode ajudar a desmistificar a progressão continuada leia mais
OK meninas e menino!
ResponderExcluirEssa foi a reportagem que eu mencionei. Muita gente acha que será fácil preparar um professor para modernizar a escola brasileira. Não será!
É necessario um intenso preparo técnico para colocar todos voces com capacidade de reverter esse quadro, pois como vimos na sala de aula, uma boa parte da sociedade acredtia mesmo que é com reprovação que as coisas vão melhorar.
O caso da Bélgica é complicado, lá eles falam três linguas diferentes (frances, alemão e holandês), um dos motivos pelos quais a reprovação voltou é porque a sociedade belga, para que a Bélgica continuasse a existir nesse conexto de Europa, era necessário que os estudantes de uma parte do pais aprendessem as duas outras linguas.
... O sistema de ciclos é até interessante. Mas no BRASIL, ainda é "um sonho", ele dar certo.. Concordo que a reprovação não é a solução para o caos no ensino. Mas a aprovação automática nessa escola que temos hoje também não é o que tem que ser...
ResponderExcluirO que teria que acontecer então??
Professores capacitados de verdade para ensinar alunos que aprenderão de verdade.
Utopia? Estratégias Governamentais? Profecia??
Sei não...
Mas..
Um dia, quem sabe?!..