quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Crianças de favelas de áreas ricas vão pior na escola, indica estudo

Crianças que estudam em favelas de bairros ricos no Rio de Janeiro têm um desempenho pior na escola do que aquelas que vivem em favelas situadas em bairros que destoam menos da sua realidade social, indica um estudo de pesquisadores cariocas.

Para ler mais pode ser necessário cadastramento de acesso gratuito ao Globo On line. Faça aqui...

Na FAPERJ a descrição da pesquisa está melhor confira...

3 comentários:

INCA disse...

Gostei do Blog.
Cahê está adorando os textos.

Lud disse...

.. Eu concordo com a pesquisa. A escola concorre com GRANDES ADVERSÁRIOS (que podem não ser tão adversários, mas aliados..) pela atenção crianças.
Mas que ESCOLA É ATRATIVA? E pra qual tipo de criança?

Um pequeno momento de recordações:
.. No meu tempo de "primário"..
A maior atração era a Escola nova que eu tinha acabado de entrar.. E era pública! depois foi perdendo a graça.. Saber qual seria a professora nova do ano seguinte, me empolgava... Mas quando vi q elas iam se repetir, eu não gostei...
Já na 5série... ( Antigo Ginásio)
O que mais me atraía??
Hummmm..Eu mudei de Escola denovo!! Dessa vez para uma particular.. ( eu tinha conseguido uma bolsa de 100%!) O q mais me atraía era... A comida da Escola! Era tudo bem caro, mas... Era tudo diferente. A Escola era bem maior... pessoas novas... Uns gatinhus tbm!... KkKkKk!

E no Ensino médio??.. o que mais me atraía era a vontade de terminar logo! e por saber que nunca mais eu veria Química, nem Física, nem Matemática...
Meus melhores amigos estavam naquela Escola.. meus melhores anos também...
Pensando bem.. Muitas coisas me atraíam a Escola.. Mas a possibilidade de ter acesso a ela e as condições que me permitiram terminar meus estudos, sem dúvida, foi o fator determinante..
Até porq.. Qual a criança que tem o "árduo" e impolgante desejo de ir a Escola todos os dias??
..
Talvez a mesma que come salada de Brócolis com Espinafre sem reclamar!!

... Qual Escola, para se tornar mais atrativa, não teve a ajudinha da incrível e competitiva disputa pela nota mais alta? Da professora mais carinhosa e doooooooce que "seduzia" seus alunos dizendo que estava com saudades??... Dos gatinhos e gatinhas que apareciam na hora do recreio para a hora da paquera??...

... é claro que o conhecimento pode ser atrativo.. Uma fiel lembrança que tenho, é de um professor que fez um "Julgamento", quando estudávamos Eva Perón... Uns defendiam.. Outros acusavam.. Todos participaram. Todos nós nos vestimos dos respectivos personagens.. Até a galera da bagunça participou, como " guarda-costas" da Evita.. Tinha uma menina que quase não abria a boca em sala.. por ser muito tímida... Essa foi a Evita. Foi engraçado.. e inesquecível. Eu fui a advogada de acusação. Pena que eu perdi a causa!

..

Acho q já escrevi demais...

Que Escola é atrativa??

Torná- la atrativa é uma decisão?!..

Acredito que contexto em que a Escola está inserida pode ser um aliado para atrair a criançada...

Fácil não é, mas...

.. Espero que ainda existam professores como o Professor Carlos..
Um exemplo que carrego comigo...

Ufa!!

Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Eh ...a reportagem traz uma boa provocação.Concordo com a referida e ressalto a questão da dificuldade e também dos paradoxos sentidos por aqueles que vivem neste contexto.Fato este, desencandeador do escopo desta reportagem.